Compilado de estudos recentes sobre eficácias de anti-androgênico tópicos

Finasterida Tópica

  1. Título: A novel finasteride 0.25% topical solution for androgenetic alopecia: pharmacokinetics and effects on plasma androgen levels in healthy male volunteers
    Ano: 2014
    Revista: International Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics 
    DOI: 10.5414/CP202119
    Resumo: Este estudo investiga uma solução tópica de finasterida 0,25% para alopecia androgenética, demonstrando que a aplicação tópica reduz significativamente os níveis de DHT no couro cabeludo, comparável à administração oral, mas com menor impacto nos níveis de DHT sérico.
  2. Título: Effects of a novel finasteride 0.25% topical solution on scalp and serum dihydrotestosterone in healthy men with androgenetic alopecia
    Ano: 2015
    Revista: Journal of the American Academy of Dermatology
    DOI:  10.5414/CP202119
    Resumo: Este estudo mostra que a aplicação tópica de finasterida 0,25% em homens com alopecia androgenética resulta em uma redução significativa do DHT no couro cabeludo, com efeitos colaterais mínimos comparados à administração sistêmica.
  3. Título: Topical finasteride in the treatment of androgenetic alopecia in men and women: A Systematic Review
    Ano: 2021
    Revista: Journal of Drugs in Dermatology
    DOI: 10.36849/JDD.2021.5894 
    Resumo: Revisão sistemática que avalia o uso da finasterida tópica no tratamento da alopecia androgenética, concluindo que a formulação tópica oferece benefícios semelhantes à forma oral com menor risco de efeitos adversos sistêmicos.
  4. Título: A. Enhancement of Dermal Delivery of Finasteride Using Microemulsion Systems
    Ano: 2019
    Revista: Advanced pharmaceutical bulletin
    DOI: 10.15171/apb.2019.067
    Resumo: Estudo que demontra que uma preparação com os solventes e diluentes corretos, e fase óleo promove a penetração da finasterida, desde que utilizado uma farmacotécnica correta.
  5. Título: Efficacy and safety of topical finasteride spray solution for male androgenetic alopecia: a phase III, randomized, controlled clinical trial
    Ano: 2021
    Revista: Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology
    DOI: 10.1111/jdv.17738
    Resumo: Avalia a eficácia e a segurança da finasterida tópica em comparação com o placebo e analisar a exposição sistêmica e o benefício geral em comparação com a finasterida oral. Nesse estudo se mostrou inclusive resultado mais expressivo na contagem de folículos do que a finasterida oral, e concentrações plasmáticas máximas de finasterida foram >100 vezes menores
  6. Título: A randomized, double-blind controlled study of the efficacy and safety of topical solution of 0.25% finasteride admixed with 3% minoxidil vs. 3% minoxidil solution in the treatment of male androgenetic alopecia.
    Ano: 2018
    Revista: Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology
    DOI: 10.1111/jdv.15171
    Resumo:

    O estudo comparou uma solução tópica de 0,25% de finasterida misturada com 3% de minoxidil versus uma solução de 3% de minoxidil em homens com alopecia androgenética. Após 24 semanas, a combinação de finasterida e minoxidil mostrou-se significativamente mais eficaz em aumentar a densidade e o diâmetro dos cabelos, com cerca de 90% dos pacientes experimentando melhorias moderadas a marcantes. A solução combinada também teve um efeito mínimo nos níveis de DHT plasmático e foi bem tolerada, sem eventos adversos sistêmicos relatados.

  7. Título: Efficacy of the association of topical minoxidil and topical finasteride compared to their use in monotherapy in men with androgenetic alopecia: A prospective, randomized, controlled, assessor blinded, 3-arm, pilot trial
    Ano: 2023
    Revista: Journal of cosmetic dermatology
    DOI: 10.1111/jocd.15953
    Resumo:Um estudo comparou a eficácia da combinação de minoxidil 5% e finasterida tópica 0,25% com as monoterapias em homens com alopecia androgenética ao longo de 6 meses. O grupo que usou a combinação (minoxidil de manhã e finasterida à noite) mostrou um aumento significativo na densidade capilar em comparação com os grupos que usaram apenas minoxidil ou finasterida. Esse grupo também obteve pontuações mais altas na avaliação fotográfica global e teve uma maior porcentagem de participantes com melhora significativa.

Dutasterida Tópica

  1. Título: Efficacy and safety of dutasteride in the treatment of androgenetic alopecia: A systematic review
    Ano: 2019
    Revista: Journal of Dermatological Treatment
    DOI: 10.2147/CIA.S192435
    Resumo: Esta revisão sistemática analisa a eficácia e segurança da dutasterida no tratamento da alopecia androgenética, destacando que a formulação tópica pode ser uma alternativa eficaz com menor incidência de efeitos colaterais sistêmicos.

Flutamida Tópica

  1. Título: Comparison between “5% minoxidil plus 2% flutamide” solution vs. “5% minoxidil” solution in the treatment of androgenetic alopecia
    Ano: 2022
    Revista: International Journal of Trichology
    DOI: DOI: 10.1111/jocd.14788
    Resumo: Este estudo clínico randomizado investigou o uso de flutamida tópica em combinação com minoxidil no tratamento da alopecia feminina, mostrando que a combinação é eficaz na promoção do crescimento capilar com efeitos colaterais mínimos.

Deixe um comentário